Ciências

Desmatamento e a Seca
Segundo pesquisas feitas por Antônio Donato Nobre engenheiro agrônomo, Sudeste, Centro Oeste, Norte e Nordeste registraram recordes de bolha de calor estacionadas sobre essas regiões. Isso impede a chegada consequentemente da chuva. Mas esse é apenas um dos reflexos de há mais de 20 anos, que hoje não se trata apenas de uma previsão, mas sim da consequência do desmatamento. Pois um dos efeitos do desmatamento e do processo de desertificação é a bolha de calor provocando altos recordes nos termômetros de diversas capitais. E ainda assim alguns setores defendem o desmatamento em favor da agricultura que impuseram mudanças como o novo Código Florestal, mas que não levaram em consideração os efeitos que o clima tem sobre a própria agricultura, que depende muito da previsibilidade do clima.
Esse engenheiro explica que a principal causa do que temos testemunhado no Brasil é o efeito do fim das florestas do Sudeste e do desflorestamento em andamento na Amazônia que diminuem a umidade do ar. Isso faz com que as massas de ar seco fiquem estacionadas diminuindo ainda mais a umidade e impedindo as chuvas. A importância das florestas é tamanha, pois, um estudo do que Nobre participou mostrou que a vegetação amazônica produz mais umidade que o volume de água diário do rio Amazonas, que é o maior do mundo.
No estado de Pernambuco existem 150 árvores de Baobás, onde 13 delas sofreram com o desmatamento e com isso pode acontecer a extinção das maiores árvores do mundo, por isso temos que conscientizar as pessoas para que acabe o desmatamento e que o homem  pare de prejudicar a natureza.


Entrevista do Engenheiro Agrônomo Nobre com O Globo
Qual a relação entre a Floresta Amazônica e o clima do Sudeste?
O Sudeste fica numa faixa onde há desertos no resto do mundo: o Atacama, na América do Sul, e o Kalahari, na África. Por que não temos deserto? Por causa dos rios voadores, correntes de umidade que vêm da Amazônia e provocam chuvas no Sudeste. O problema é que arrebentamos a cabeceira desses rios aéreos.
Só o desmatamento ajuda a explicar a seca?
A situação é gravíssima. O problema não é só em São Paulo ou no Espírito Santo. É mundial. É o aquecimento global, é o desmatamento, tudo junto. Nos últimos 40 anos, a Amazônia perdeu, com corte raso e degradação, o equivalente a 184 milhões de campos de futebol. O sistema ambiental está em crise, e o custo de não resolver essa crise é altíssimo, é a nossa vida.
O que fazer?
Primeiro, tomar conhecimento do tamanho do problema. Depois, precisamos replantar nossas florestas. O terceiro ponto é envolver os governos, os empresários e as elites, que têm uma procrastinação criminosa.




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PROJETO AMBIENTAL
“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defende-lo para as presentes e futuras gerações.” (Artigo 225 da Constituição)

A preservação do meio ambiente é muito importante para que possamos ter um mundo mais limpo e rico em recursos naturais. A preocupação com o meio ambiente e a conscientização deve envolver toda a sociedade, inclusive nossas crianças que devem observar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.
A atividade proposta a seguir visa à conscientização dos alunos para com o meio ambiente e pode ser feita com os alunos da educação infantil e do ensino fundamental. A partir dessa atividade, o professor pode abordar temas como a importância da água para os seres vivos, como a semente germina, como as atividades humanas podem interferir no meio ambiente, por que o meio ambiente depende de nós, entre tantos outros assuntos.
O boneco ecológico também pode ser dado às crianças como lembrança do dia 5 de junho, o dia internacional da ecologia.

OBJETIVOS GERAIS:
  • Investir na mudança e transformação do pensamento, visando uma qualidade de vida que se relacione com a preservação da natureza;

  • Conhecer e integrar as diferentes formas de caracterizar o meio ambiente;
  • Valorizar a diversidade ambiental;
  • Desenvolver valores e atitudes de respeito com a natureza;
  • Despertar a consciência ecológica de preservação e respeito pela natureza, através do reaproveitamento de materiais;
  • Conscientizar a criança da importância das plantas e da natureza, mesmo no ambiente urbano;
  • Conhecer o desenvolvimento das plantas e o que necessita para sobreviver;
  • Apreciar a natureza que nos rodeia.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE:

Construção do boneco ecológico ou boneco cabeça de alpiste.

Comece por colocar as sementes de alpista de molho em água por 24 horas. Desta forma elas começarão a germinar mais rapidamente.
  


Pegue em um pé de meia calça fininho, coloque as sementes nela e encha com terra, substrato ou serragem. Dê um nó firme para fechar e corte o excesso.
  

Coloque a meia com o nó virado para baixo sobre algo que retenha a água da rega (garrafa pet, um pratinho ou um copo de plástico), e decore com diversos materiais tais como marcadores, cartolinas, botões, tinta puff, etc.
  

Para criar um nariz ou orelhas, apenas puxe uma parte da meia com terra e prenda com um elástico.
  

Regue a terra moderadamente todos os dias e aguarde pelo crescimento do cabelo do seu boneco!

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